A Olimpíada Nacional de Ciências tem mais uma novidade este ano: uma escola do brasileira que fica no Japão confirmou a sua participação na edição de 2019. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de agosto e o nosso objetivo é garantir a participação de todas as escolas da rede pública e particular de ensino, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
 
A participação de uma escola brasileira que fica no Japão na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma novidade que tem enchido de orgulho toda a coordenação do projeto. “Para nós, é uma alegria saber que esses alunos, de outro país, participarão com a gente desse grande evento de ciência no Brasil. Dessa maneira, percebemos o quanto o conhecimento científico é capaz de extrapolar as fronteiras e permitir que todos tenham acesso ao saber”, afirmou o coordenador Jean Catapreta.
 
Este ano, o conteúdo de Astronomia também será abordado nas provas da Olimpíadas, juntamente com Matemática, Química e Física. O principal objetivo das Olimpíadas de Ciências é despertar o interesse pelos estudos de ciências, aguçando a curiosidade dos alunos para essas áreas do conhecimento, envolvendo cada um deles no mundo do conhecimento.
 
A Olimpíada Nacional de Ciências será dividida em duas fases: a 1ª fase na própria escola que o aluno frequenta e  a 2ª fase em locais do estado (subcoordenações) definidos por cada comissão estadual. As provas da primeira e segunda fase terão questões de Astronomia, Biologia, Física e Química voltadas para cada série escolar.
 
A Olimpíada Nacional de Ciências é uma ação do Programa Ciência na Escola, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Governo Federal. O objetivo do Programa Ciência na Escola e da Olimpíada Nacional é estimular alunos para as carreiras científicas, qualificar professores para o ensino por investigação científica e fortalecer a interação entre instituições de educação superior e escolas de ensino fundamental e médio.